quinta-feira, abril 22, 2010

Brasil deixa ranking da impunidade em crimes contra jornalistas


País ocupava 13º lugar e saiu da lista por ter condenado responsáveis por crimes contra profissionais.
O Brasil não está presente no ranking da impunidade em crimes cometidos contra jornalistas. Organizada pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), a lista contém países onde profissionais da imprensa são vítimas constantes de violência e os governos falham na resolução dos casos.
Em 2009, o Brasil ocupava o 13º lugar no ranking, mas este ano foi retirado da lista por ter julgado e condenado responsáveis por crimes contra jornalistas.
“Um país, Brasil, saiu da lista da vergonha por investigar e processar responsáveis pelos crimes”, afirmou o diretor-executivo do CPJ, Joel Simon.

O Iraque está no topo da lista, seguido por Somália, Filipinas, Sri Lanka, Colômbia, Afeganistão, Nepal, Rússia, México, Paquistão, Bangladesh e Índia.
“Nós ouvimos promessas repetidas dos governos, que dizem que os assassinos de jornalistas vão enfrentar a justiça. Porém, até que essas promessas sejam cumpridas, a mídia vai continuar sendo alvo daqueles que acreditam que estão acima das lei”, afirmou Simon, sobre a importância do documento que foi divulgado esta semana.

Nenhum comentário: