terça-feira, abril 27, 2010

Globo aposta em tempos de sucesso na sua teledramaturgia


Escrito nas Estrelas, Tititi e Passione. São essas as três novelas que têm elevado em muito o otimismo da alta cúpula da TV Globo para com a recuperação da dramaturgia da poderosa – que, com os flagrantes fiascos de Tempos Modernos e Viver a Vida, passa por uma época de vacas magras por esse setor que tradicionalmente sempre foi o seu forte. Para reverter esse quadro, a diretoria não aposta em grandes novidades, mas em fórmulas antigas, simples, vitoriosas e que costumam cativar o telespectador.
Escrito nas Estrelas, no ar há pouco mais de duas semanas, vem registrando índices de audiência satisfatórios e estáveis até o momento, agradando a alta cúpula da emissora, mantendo – e, se continuar assim, até elevando – os bons desempenhos de Paraiso e Cama de Gato. A receita para isso é mais do que velha: Um elenco entrosado, um diretor competente e uma história estereotipada, mas com as fórmulas do sucesso para o horário sendo muito bem aplicadas, o que agrada o público, que não quer ver mais do que isso. Um feijão-com-arroz, quando bem feito, sempre vale muito a pena.

E o mesmo deve acontecer com o remake Tititi, novela das sete que terá o árduo trabalho de, em plena época de eleição, recuperar o horário derrubado por Tempos Modernos. Para isso, o folhetim contará com a junção de duas histórias que fizeram muito sucesso,com  um elenco da melhor qualidade, com um diretor acostumado com sucessos (Jorge Fernando) e com uma autora (Maria Adelaide Amaral) experiente, que sabe como ninguém fazer adaptações e repleta de grandes obras em sua carreira. Excelente história, excelente diretor, excelente elenco, excelente autora. Se Tititi não der certo, a Globo terá que repensar drasticamente no horário das sete.
Se no horário das seis estamos assistindo à uma tradicional novela espiritista e no das sete acompanharemos uma história que promete ser pra lá de divertida, no das oito um serial killer entrará em ação num intrigante clima de puro suspense na próxima novela de um dos autores mais respaldados do país; Silvio de Abreu, que promete misturar em Passione romance, melodrama e uma enorme carga de suspense a partir da segunda metade dessa trama que promete mexer muito com o país.

E é nesse “sacode” que a alta cúpula da Rede Globo está apostando alto, com muito positivismo – especialmente para Tititi e Passione. Há uma grande esperança de que, assim como Caras & Bocas e Paraíso fizeram no ano passado (aliados ao sucesso das semanas finais de Caminho das Índias), tempos de muito sucesso e altos índices de audiência estão vindo pela frente para a gigante da televisão brasileira.

Nenhum comentário: