sexta-feira, abril 30, 2010

Globo dá aula de se fazer televisão e faz Bela a Feia recuar

Após 04 semanas com sua nova programação no ar, a Rede Globo pode dar um recado para a sua principal “concorrente”: Não temos concorrentes. Essa frase emblemática parece oriunda de um fanático e apaixonado pela principal emissora do país, mas não é, trata-se apenas da constatação da realidade.

O maior produto da Rede Record atualmente em termos de audiência é a novela Bela a Feia que, mesmo bem abaixo na média geral da meta estabelecida pela própria emissora (15 pontos e não 20 como alguns dizem), se recuperou do início desastroso e, com a melhora substancial na qualidade do texto, chegou a números impressionantes de audiência, superando a barreira dos 15 pontos estabelecidos e conquistando, inclusive momentos de liderança.

Acontece que a Rede Globo lançou em sua nova grade, uma linha de shows forte, como poucas vezes se viu na emissora. Agora, após 04 semanas de exibição desta nova grade, Bela a Feia deixou de incomodar, recuou, perdeu a audiência na reta final, tudo isso graças ao trabalho tranqüilo, sem falatório, apenas com produções de qualidade feito pela Globo. Esta é a pior semana da novela da Record em muito tempo. Até quinta, a audiência semanal está 1,25 pontos abaixo da semana anterior, que já havia perdido 1 ponto para a outra, ou seja, a seta virou para baixo.
Depois que uma novela cai no gosto popular, esteja ela na emissora em que estiver, é muito difícil a audiência migrar, principalmente na reta final, a menos que o texto perca considerável qualidade, o que não aconteceu com o folhetim. A Linha de Shows da Globo com seus novos programa (Casseta e Planeta, Força-Tarefa, A Grande Família, A Vida Alheia e Separação) derrubaram a audiência da novela apostando numa qualidade maior.

A equação é simples. Com o fim do Big Brother Brasil, o público migrou para a novela da Record, porém, pouco tempo depois, com as atrações globais sendo elogiadas aos 04 ventos, o público retornou e isso se reflete no Ibope. Casseta e Planeta perde muita audiência que recebe da novela, porém, ainda assim vem subindo toda semana e bateu recorde na última terça-fera. Força-Tarefa que sofreu nos dois primeiros episódios, se recuperou e não corre risco sequer nos intervalos. A Grande Família aposta no humor de qualidade e não sofre incômodo algum, quinta-feira, fechou com 31 pontos, e disputando com Bela, foi 31 a 11. A Vida Alheia também vem bem, equilibrada, e sempre com audiência acima dos 20 pontos. Separação, numa sexta-feira, consegue manter a Globo acima dos 20 pontos, um feito principalmente porque há muito tempo a Record incomodava a emissora neste horário.

Com isso, a Rede Globo dá uma aula da como se faz televisão e de como se modificar um momento ruim e melhorar seus índices de audiência. Não é com uma grade voadora e trocando constantemente os programas de horário. Não é com apelação e com frases de efeito para a mídia. É com trabalho de qualidade. Porque o público volta, havendo qualidade, ele sempre volta.

Nenhum comentário: