segunda-feira, abril 26, 2010

The History Channel exibe documentário inédito de Jesus

http://2.bp.blogspot.com/_GG5hUaO-FhU/Sd0dh323i7I/AAAAAAAAERQ/GkjG-5f6zT0/s400/history.jpg
Alvo de diferentes interpretações ao longo dos tempos, as características físicas de Jesus podem ter ganhado proporções mais próximas da realidade graças a um projeto usando tecnologia em 3D, realizado pelo Studio Macbeth. O resultado pode ser visto no documentário “A Verdadeira Face de Jesus”, que vai ao quinta-feira (29), às 21h, no The History Channel.
Liderado pelo artista de computação gráfica Ray Downing, o projeto recriou a imagem de Jesus baseado no Santo Sudário -lençol que muitos acreditam ter recoberto o corpo de Jesus após a crucificação, embora o artista reconheça que sua autenticidade é contestada no mundo científico. Para obter uma visão tridimensional de seu rosto, os especialistas empregaram a mais avançada tecnologia 3D e recursos da computação gráfica.
O documentário mostra o desafio enfrentado pela equipe, que teve como material de apoio apenas um leve contorno do rosto de Jesus deixado no Santo Sudário, prejudicado pela presença de sangue, terra, manchas de água, buracos e queimaduras. Mesmo com danos em seu material, o manto sagrado foi crucial para o projeto por conter elementos em três dimensões. Com isso, revelou características jamais vistas em pinturas ou obras de arte.
Apesar de não ser a primeira vez que a equipe do Studio Macbeth dá vida a um ícone da história –em 2009, eles recriaram a face do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln em razão do bicentenário de seu nascimento–, o projeto sobre Jesus se diferencia pelo trabalho em conjunto da ciência e da religião.
Permanentemente armazenado e sem acesso à visitação pública, o Santo Sudário de Turim terá sua primeira exposição em 10 anos, de 10 de abril a 23 de maio, na catedral de S. João Batista de Turim, na Itália. São esperados mais de dois milhões de pessoas do mundo inteiro e, segundo o Vaticano, o Papa Bento XVI deve visitar o Manto no dia 2 de maio.
A Verdadeira Face de Jesus
Quando:quinta-feira (29), às 21h
Onde: The History Channel

Nenhum comentário: