Há seis anos, Guilherme Berenguer recebeu a ligação de um produtor de “Malhação”, que perguntou: “Você toca alguma coisa?”. “Claro que eu toco”, ele respondeu, mesmo sabendo que de violão entendia pouquíssimo. O ator nem imaginava que ali nascia a Vagabanda, a primeira e melhor banda desses 15 anos da novela — eleita com 90% dos votos em enquete do Extra Online, contra 6% da Quadribanda (2009) e 4% da The Banda (2008).
— No primeiro ensaio, perceberam que eu não toco muito. Foi uma aposta que deu certo e teve 100% de entrega minha — recorda Guilherme, que fez Gustavo na novelinha, sobre o primeiro encontro com os intérpretes de Catraca (João Velho) e Natasha (Marjorie Estiano): — Meus vizinhos que sofreram. Eu me apropriei de uma sala no prédio, pegava vassoura, um som e cantava como um doido.