quarta-feira, abril 21, 2010

Polêmica e o despertar de uma nova Guerra: Jornalista do R7 insinua complô de veículos de comunicação contra o PT



No dia de ontem, o jornalista Marco Antonio Araujo do blog “O Provocador” do portal R7 resolveu por mais lenha na fogueira na polêmica envolvendo a campanha de 45 anos da Rede Globo.
Em matéria publicada em seu blog, Araujo fez sérias e graves insinuações envolvendo a Rede Globo, a Revista Veja e a Folha de S. Paulo. Em um trecho do texto, o jornalista deixa subtendido uma possível armação entre os três veículos contra o Partido dos Trabalhadores.


Jornalista Marco Antonia Araujo do blog "O Provocador" do Portal R7
A crítica do blogueiro usa de certa ironia ao citar a capa da Veja que traz o pré-candidato à presidência José Serra (PSDB). Segue na íntegra o trecho:
“Juro que não ia falar de eleições. Aí eu vi a foto do Serra na capa da Veja desta semana e fiquei comovido. Como ele é fofo! Um ursinho de pelúcia! Nem tinha reparado.”

José Serra na capa da revista Veja - Reprodução


Em seguida, Araujo põe em prova a veracidade dos dados do DataFolha , Instituto de pesquisa do Grupo Folha, onde questiona alterações nos critérios de amostragem na pesquisa eleitoral para presidente da República, citando mudanças na praça SP e levando em conta que o mesmo não ocorreu nas praças RJ e BH. Tomado mais uma vez por sua ironia, enfatiza:
“[...] Bico calado, tá? Fraude? O pessoal da Folha de S. Paulo nega. Imagina! Eu nem tinha reparado que o Serra desse jeito fica bem melhor na fita.”

Logo após, cita a campanha em comemorações aos 45 anos da TV Globo:
“Aí eu vejo na TV Globo a chamada em comemoração ao aniversário da emissora. Uns 90 artistas e jornalistas aparecem na vinheta sob o slogan “Todos queremos mais”. No final, um número: 45. [...] Sabe que eu nem reparei que 45 é o número do PSDB? E nem quen do Serra é “O Brasil pode mais”? [...] Aí a Globo vem e, após a gritaria, tira a chamada do ar. [...]Aí ou eu ando distraído ou Veja, Folha e Globo têm algo em comum. [...] Aí tem. Tudo na mesma semana. Santa coincidência. Ai. “

Encerra o jornalista, pondo em dúvida a integridade de três dos maiores meios de comunicação deste país.
Estaria a Globo, a Veja e a Folha de S. Paulo unidas contra o PT?
Estaria o jornalista do R7, portal do Grupo Record, apenas informando? Ou usando das mesmas atitudes já tomadas pela emissora da Barra Funda quando pretende atacar algum adversário?
Estaria a TV Globo, assim como foi na campanha de Collor em 89, beneficiando mais um candidato a presidência?

Seria apenas uma coincidência o slogan da campanha do candidato tucano ao jingle da emissora?
Mas se a emissora completa 45 anos de existência, vai fazer o que? Usar 50 – 5 = 45?
Espero no alto da minha inocência que a Rede Record via seu portal não esteja articulando contra seus concorrentes, como fez contra o IBOPE e com o UOL na semana passada. Assim como a Globo não ponha sua credibilidade à prova mais uma vez. Perguntas, que até então estão sem respostas, mas o Total Ibope se prontifica em descobri-las.

Nenhum comentário: