quarta-feira, abril 28, 2010

Últimas da TV (28/04)

Cada dia mais
Continua uma caminhada discreta entre Record e SBT.
A Record não sabe quem pode contratar pra dar uma levantada, se é que é possível, no programa do Gugu. Acham lá que se trocar o diretor, o programa melhora. Eu acho que o grande erro está no apresentador, embora a produção do programa esteja cada dia mais mediana, pra não escrever medíocre.
O SBT não sabe o que fazer com o programa da Eliana. Cada dia mais pra baixo, o ibope da menina que insiste em apresentar o programa com voz de menina e mini-saia, está mediano, pra não escrever medíocre.
Aqui até vale uma aposta. Descobrir qual as duas emissoras fez o pior negócio.
Eu acho que foi a Record, pois assinou um contrato milionário e tem que cumprir. E não vai tirar o programa do ar, pra não dar bandeira. Se fosse no SBT, não tinha dúvida. O programa de Gugu já tinha acabado.
Amigo
Pode até nem acontecer, mas se João Sayad levar em conta os papos que tinha com Alexandre Machado enquanto degustavam charutos, Alexandre tem tudo pra ser o novo diretor de jornalismo da TV Cultura.
Outro que se considera vingado nos bastidores com a saída de Markun, embora nunca vá declarar em público, é José Henrique Reis Lobo, que tem fortes motivos pessoais pra isso.
Quanto ao atual grupo de Markun na direção da TV Cultura, talvez, e eu digo talvez, possa continuar o encarregado de comercialização da emissora, pelo menos por enquanto.
Executor
João Sayad, Secretário de Cultura do Estado, é o mesmo João que chamou há algum tempo atrás Marcos Mendonça, quando Marcos era presidente da TV Cultura, pra informá-lo de que ele, Marcos, deveria renunciar ao desejo de ser reeleito e entregar o cargo a Paulo Markun.
Passados três anos, o mesmo João chamou Paulo Markun pra declarar que ele, Paulo, não deveria manter seu desejo de reeleição na TV Cultura. A diferença é que desta vez, João pleiteou o cargo pra ele mesmo.
Minha avó contava pra mim um ditado que dizia que quem parte e reparte e não fica com a melhor parte é um bobo e não tem arte. João Sayad é um homem inteligentíssimo e dificilmente fará uma gestão pior que a de Markun na TV Cultura, embora o futuro a gente não possa saber qual vai ser.
O Aprendiz mobral
O programa da Record, O Aprendiz Universitário, mostra e demonstra o triste nível de ensino do Brasil. Muitos são os casos de beirar o analfabetismo funcional. Não importa se o ibope está menor que o anterior. Importa que João Dória Jr está fazendo um papel duplo ou triplo, de apresentador, professor e educador, quiçá psicólogo.
Embora a edição atual do programa esteja mais enxuta, talvez por motivo de tempo, quero crer, João está tendo um trabalho árduo de alfabetizar seus “alunos” e, em alguns casos, até educá-los, como no caso de ontem, em que teve que mostrar a um jovem, que teve uma atitude imbecil de destratar um idoso portador de deficiência, a grande idiotice que este jovem cometeu. João submeteu o tal jovem à humilhação, igual a que o jovem submeteu o idoso portador de deficiência.
Valeu a lição ao menino. Também, se não valeu, saberemos nos próximos capítulos.
Fico imaginando, se esta turma que foi escolhida pra participar do programa foi escolhida ou sorteada, pois, se foi escolhida, que lamentável que deve ser o nível de quem não foi escolhido.

Nenhum comentário: