terça-feira, maio 11, 2010

Especial ‘TV Manchete’: Confira os programas de maiores sucessos da Manchete

Documento Especial

Criado na rede Manchete, com estreia em agosto de 1989, o Documento Especial, apresentado por Roberto Maia, teve uma tragetória de sucesso vertiginosa.
O horário em que foi exibido pela primeira vez tinha um IBOPE de traço, na sua estreia fez 2 pontos de média, o que era muito para Manchete as 23 horas e 30 minutos de uma quarta feira.
Em menos de um mês o programa já atingia médias de 9 pontos no Ibope e em menos de um ano já era campeão de audiência.
Com o tempo sua audiência cresceu e quando mudou para o horário de sexta feira às 21hs e 40 minutos ganhar até da Globo era normal, atingindo média de 47 pontos no Ibope instantâneo.

 Programa Márcia Peltier Pesquisa

Programa Márcia Peltier Pesquisa foi não só apresentado como também idealizado por Márcia Peltier. Com um perfil muito inovador, o jornalístico estreiou no dia 08 de novembro de 1995 às 22:30, mostrando os objetivos do programa e exibindo algumas cenas da produção. A estréia oficial aconteceu na quarta-feira seguinte, dia 15 de novembro no mesmo horário.
O programa era composto basicamente por reportagens baseadas em índices de pesquisas. Além disso contava sempre com entrevistas e mostrava sempre o resultado de estudos encomendadas pelo próprio programa sobre os mais variados temas e, na sua maior parte, comportamento. Utilizava basicamente pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha e pela Associação Brasileira de Pesquisas e Análises.
Inicialmente o programa era apresentado às quartas-feiras, quando foi trocado e passou a ir ao ar às terças. Sempre manteve

Câmera Manchete

Criação de Fernando Barbosa Lima, O Câmera Manchete estreiou em setembro de 1994 e significou a volta da emissora à produção de documentários. O programa era apresentado por Ronaldo Rosas e dirigido por Ewaldo Ruy.
Inicialmente o programa ia ao ar às terças-feiras na faixa das 22:30 e exibia três reportagens realizadas por repórteres diferentes. A partir do início de 1996, passou a ser exibido às quartas, e apresentando agora uma matéria por programa.
A partir de 1997 passou a revezar sua exibição com o programa Mistério, apresentado por Walter Avancinni. Em 1998, uma série especial apresentada por Lucélia Santos sobre o crescimento da China foi levada ao ar no programa. Durante os quatro anos que esteve no ar, foi um dos destaques da emissora, sempre registrando bons índices de audiência. Com uma média de 10 pontos porcentuais

Programa de Domingo

Em 98 O novo diretor de programas jornalísticos da Manchete, Hermes Leal, já começou a lançar algumas novidades no “Programa de Domingo”, entre elas, um quadro com as garotas da revista “Ele & Ela”. Outras novidades estão por vir. “No início de março devemos ter muitas novidades para o telespectador, mas por enquanto prefiro não falar muito. Estamos na fase de analisar projetos, sem contar que acabei de assumir o cargo”, diz Leal. Sobre o recém-criado “Garota Ele & Ela”, o diretor avisa que não terá apelação. “O ’Programa de Domingo’ é um jornalístico feito com todo o cuidado para a família. Portanto, engana-se quem pensar que vamos mostrar só mulheres nuas. Será algo soft. Selecionaremos imagens bonitas, não vai ter absolutamente nada de vulgaridade”, avisa.dentro do “Programa de Domingo”, já que o formato deste é o de revista. “Já fazemos o making-off de filmes, temos também o humor do Pedro Bismark, reportagens, esportes, música… O quadro novo só irá complementar tudo isso”, conta.
O quadro terá mais ou menos quatro minutos de duração e talvez não irá ao ar toda a semana. “A revista ’Ele & Ela’ é mensal, mas se houver mais de um ensaio vamos gravar”, destaca.
Na verdade, acredita Leal, o quadro “Garota Ele & Ela” será como um videoclipe. “É o casamento da revista com a televisão. Um quadro que será feito mais pela imagem, pela música e pelas paisagens das locações. Vamos enfocar apenas a beleza e a sensualidade”, frisa.

Na Rota do Crime

Criação de Fernando Barbosa Lima, O Na Rota do Crime estreou em abril de 1996, junto com o pacote de programas populares. Surgiu a partir do sucesso do episódio Na Rota da Morte, do 24 Horas. Foi extinto em 1998.
Era apresentado todas as sextas-feiras às 22:30 por Marcos Hummel, seu propósito era acompanhar as diversas batidas policias pela cidade de São Paulo, mostrando, desde estouros de bocas de fumo pela cidade até cenas de tiroteio entre os policiais e os traficantes. Além disso, também mostrava imagens de criminosos foragidos. Em 1997 o programa ganhava uma edição diária às 20h com meia hora de duração e apresentada por Florestan Fernandes. A partri daí, passou a acompanhar as polícias de outros estados também, não se restringindo à do Estado de SP.
Os jornalistas passavam por verdadeiras aventuras,
ou de certa forma, por apuros. Eles tinham que acompanhar a polícia, tanto no trânsito, como nas diversas trocas de tiros.
Em 1998, Marcos Hummel foi para a TV Bandeirantes e Augusto Xavier foi chamado para ocupar seu lugar no programa.
Durante os dois anos e meio que esteve no ar, foi, por muitas vezes o campeão de audiência da programação semanal da Manchete”. O programa registava médias de 14 pontos e ultrapassou a Globo por várias vezes, ficando em primeiro lugar.
“Na Rota do Crime” serviu também foi uma tentativa de integrar o telespecatdor de SP com a Manchete, até então vista como uma emissora carioca. Além disso, tinha uma fórmula que se desgastaria com facilidade, embora tenha ficado durante esses três anos no ar com sucesso.

24 horas- Sensacionalismo faz sucesso na Manchete

Criação de Fernando Barbosa Lima, O 24 horas estreou no dia 18 de setembro de 1995, com o propósito de mostrar a realidade nua a e crua e com um slogan bem característico: “nossas câmeras são os seus olhos”. Teoricamente, seu propósito seria mostrar o que acontecia durante 24 horas em um certo local ou num determinado grupo, como por exemplo, a rotina de um hospital público ou de uma turma de pixadores. Na estréia, o programa mostrou as 24 Horas da Vila Mimosa, conhecida zona de prostituição da cidade do Rio de Janeiro. Já no segundo programa, mostrou o dia-a-dia da Colônia Juliano Moreira, famoso sanatório também localizado na cidade do Rio. Além desses, mais outros temas seriam abordados e entre eles, a situação dos menores no Instituto Padre Severino, além da rotina dos policiais militares, este último inspirando a criação do programa Na Rota do Crime, em abril de 1996.
Inicialmente, o programa era apresentado por Solage Bastos diretamente da rua, apenas com um microfone na mão, nas noites de segunda-feira às 22h30. Posteriormente passou a ser apresentado por Marcos Wainnberg, que perdurou no programa até a sua extinção, em 1998.
Durante os quatro anos que esteve no ar, o programa conseguiu altos índices de audiência, com média de 12 pontos, configurando-se como o pontapé inicial para a popularização da Manchete a partir de 1995.
O programa tinha um perfil muito parecido com antigo “Documento Especial” exibido pela emissora de 1989 a 1993. Além disso, serviu basicamente para atrair um público fiel para a tela da Manchete e anunciar, para esses telespectadores, os vários programas que estreariam dali por diante na emissora.

Na décade de 90 a TV Manchete bombava no Ibope, e conseguia por várias vezes ganhar da Rede Globo, fazendo a Globo mudar de horários alguns programas, Nessa época a emissora carioca realmente se sentiu ameaçada.

Nenhum comentário: