segunda-feira, dezembro 28, 2009

Especial de fim de ano Uns Braços, da Record


Especial que a Record exibe nesta segunda adapta polêmico conto de Machado de Assis

Esta segunda-feira (28) é um dia especial para a atriz paulistana Ana Petta, de 33 anos. À 0h15h, ela vai reunir toda a família para assistir na Record ao especial Uns Braços, adaptação de 50 minutos para o conto homônimo de Machado de Assis que causou polêmica quando foi publicado. Uns Braços marca a estreia de Ana como protagonista na TV.


Ela dá vida a Severina, mulher casada que se vê dividida entre a fidelidade ao marido, o solicitador Borges (Celso Frateschi), e o desejo despertado pelo jovem aprendiz Inácio (Antonio Moraes), filho do barbeiro de seu marido que vai morar em sua casa para aprender a profissão de Borges.

Formada em artes cênicas pela USP, Ana conversou com o
R7sobre este momento importante de sua carreira.

- Severina é uma mulher que fica em casa e tem uma vida certinha. A presença do Inácio bagunça tudo. Ele começa a observar que o menino olha muito para os braços dela. Naquela época, as mulheres não mostravam muito os braços, mas ela usa manga curta em casa e o menino se apaixona pelos braços dela.

A atriz conta que os momentos de refeição na casa da sua personagem serão tensos, por conta do desejo do jovem aprendiz.

- A Severina fica numa confusão moral. Ela pensa em mandá-lo embora, mas ao mesmo tempo ela gosta daquilo.

Uns Braços foi gravado neste mês, em locações em Santana do Paranaíba, cidade histórica a 40 km de São Paulo, e também no Rio e na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara. A direção e o roteiro são de Adolfo Rosenthal. A história, que se passa em 1870 no Rio imperial, encheu os olhos de Ana.

- O conto é muito bonito e, quando o li, imaginei que resultaria num bom trabalho, porque o texto é muito cinematográfico. Considero Machado de Assis o maior escritor brasileiro de todos os tempos.
A produção do telefilme, assinada por Aguinaldo de Fiori Filho, foi orçada em cerca de R$ 600 mil e foi a primeira atração de TV integralmente paga com recursos vindo de um artigo da Lei do Audiovisual, regulamentado no final de 2008, e que beneficia TVs abertas com incentivo fiscal. Dessa forma, Uns Braços é uma co-produção entre a Record e a Contém Conteúdo, que já havia feito o especial Óculos de Pedro Antão, em 2008.

Na TV, Ana Petta já fez que uma pequena participação em
Os Mutantes (Record) e integrou o elenco do seriado9MM (Fox). No teatro, fez parte da Cia. São Jorge de Variedades e, atualmente, integra a Cia. do Latão, grupo sediado no bairro Vila Madalena, na zona oeste paulistana.

De volta ao conto de Machado de Assis na TV, como termina o conturbado triângulo amoroso do qual a Severina é centro? Ana Petta entrega até onde dá.

- Ela começa a ter uma atitude um pouco maternal com o Inácio, para justificar a proximidade dele com ela mesma. Num domingo, ela vai ate o quarto dele e ele ta dormindo. Aí ela fica louca com a imagem dele dormindo. Mas para saber o que vai acontecer, só assistindo ao especial.

Nenhum comentário: