Cenários
Neste mês, vimos muita gente anunciando cenário novo em programa de televisão. Engraçado tudo isto. Cenário novo pra que, se o conteúdo destes programas continua igual?
O povo quer conteúdo que seja atraente e criativo. O povo nem se lembra qual é o cenário de um programa. Mas sabe quando o programa não tem conteúdo que dê ibope.
Equação
Ratinho é o dono de toda rede de retransmissão do SBT no Paraná. Silvio Santos comprou 99 lojas de varejo de uma rede do Paraná.
Oras, onde será que Silvio vai divulgar sua nova rede de lojas de lá? Claro, no SBT do Paraná.
Ratinho tem um programa de uma hora e meia no final da tarde , todos os dias. O ibope dele é muito instável e a última meia hora sempre tem ibope menor que o restante do programa. Mas isto é um detalhe de menor importância.
Ratinho, dono da rede de retransmissão do SBT no Paraná, tem direito de ter o ibope baixo, e um programa que desejar e pelo tempo que desejar.
Faustão
Parece que o tempo passou e Faustão, o maior salário da televisão, especializou-se me ganhar dinheiro. Seu salário, com o decorrer dos anos, ficou cada vez maior.
Em compensação, seu ibope nunca esteve tão baixo.
Saudades de Faustão fazendo televisão com criatividade na TV Record. Apenas uma lembrança de um tempo que não volta.
Hebe
Não é difícil fazer com que Hebe volte a ter ibope bom.
Primeiro, precisa se entender que seu público é de maiores de 40 anos. Então a plateia formada por menininhas de caravanas nada tem a ver com ela, e o público sabe disto.
Hebe deveria ter seu programa gravado em um teatro de São Paulo, com plateia natural de pessoas interessadas em ver o show e não pagas pra isto.
Enquanto não devolverem as origens de público e perfil de Hebe, seu ibope não será o grande sucesso que ela merece. Mas pra isto precisa criatividade e capacidade de trabalho.
Promoção
Se uma emissora de televisão não sabe fazer autopromoção de seus programas, então estes programas não tem como ter público.
Os programas da emissora tem que ser divulgados durante a programação e, principalmente, no dia do programa. Se este princípio básico de divulgação não é desenvolvido pela emissora, então sua programação vai ter baixo ibope.
Na segunda-feira, o único programa que teve divulgação no SBT foi o de Hebe. Ela merece tudo.
Mas os outros programas também tem que ter divulgação.
Bobagem
Tem gente que ocupa cargo de responsabilidade em televisão e que não deveria escrever bobagem no twitter.
É o caso do menino que assina a direção de programação do SBT, Murilo Fraga.
Ontem, ele teve a coragem de escrever no twitter, jogando a culpa no Ibope pelo baixo índice que deu o filme Harry Potter.
Nós sabemos que o Ibope não é perfeito e está longe disto, com muita coisa a ser corrigida. Mas a tendência e o momento são perfeitamente mostráveis no Ibope.
A culpa de pouco público no SBT não é do Ibope, mas sim da péssima estratégia e filosofia de programação que o SBT tem. Não fazem escada de programa e não se preocupam com isto. E um diretor de programação deveria de saber disto.
Resultado, o povo não fica atraído diretamente porque a programação não mantém a atração.
Cultura
Ontem à tarde, corria uma história de que Serra teria instruído seu secretário de Cutura, o ex-banqueiro João Sayad, a garantir a reeleição de Paulo Markun na presidência da TV Cultura.
Esta informação não foi confirmada pelo Palácio. Nem poderia ser, mesmo se verdade o fosse.
Mas o curioso é que continua existindo uma movimentação em bastidores do conselho da TV, com o objetivo exatamente de trocar o presidente. Vai ser uma disputa muito interessante de ser acompanhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário