Estacionar o carro na vaga dos idosos ou dos deficientes. Não recolher a sujeira que o cãozinho deixa na calçada. Jogar lixo na rua. A quantas anda a cidadania do brasileiro?
O Câmera Record desta semana sai às ruas do país para um teste: será que desaprendemos a viver em sociedade?
“É rapidinho”, “só vou descarregar”, “ah, mas não tinha ninguém ocupando a vaga”… As desculpas variam, mas o desrespeito à lei é o mesmo: vagas destinadas a portadores de deficiência ou idosos ocupadas por motoristas jovens ou sem dificuldade de locomoção alguma. Os flagrantes da nossa equipe revelam o descaso de clientes e seguranças de supermercados e shopping centers.
Em meio ao estresse e à correria da vida moderna, quem, ainda hoje, dedica dois minutos para ajudar um cego a atravessar a rua? E na hora de pegar um ônibus? Será que alguém num ponto movimentado se habilita a avisar ao deficiente qual a linha do veículo que se aproxima?
E quem deveria dar o exemplo, como se comporta? Nossos repórteres flagram um guincho da empresa que coordena o trânsito da cidade estacionado em local proibido. O motorista, que havia ido almoçar, ainda fica bravo quando é questionado pela nossa equipe sobre o porquê da infração.
Um outro tipo de crime no trânsito bem mais perigoso: beber e dirigir. Assumir embriagado o volante de um carro, antes de uma violência à lei, é uma falta de consideração ao próximo. Nossas lentes registram diversas cenas de imprudência explícita.
O cachorrinho sai para passear e, de repente, resolve transformar a calçada em banheiro. Até aí, todo mundo entende. O espanto chega na hora de limpar a sujeira. Por que muito dono não recolhe as fezes de seus cães?
Você já parou para pensar na rotina de um cadeirante? Nosso repórter passa o dia numa cadeira de rodas e sente na pele as dificuldades que milhões de deficientes em todo o Brasil enfrentam. Escadas, vãos perigosos entre plataformas de embarque e trens, prédios sem rampas e o obstáculo mais cruel de todos: o preconceito.
Será que quem reclama das enchentes nas grandes cidades joga o lixo no lixo? Do despejo ilegal – e imoral – de entulho na rua ao risco de deslizamentos, nossa produção traça todo o caminho que pode fazer a falta de cidadania desembocar em perdas irrecuperáveis nas vidas de muitos brasileiros.
Não perca. Nesta sexta-feira, no Câmera Record, às 23h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário