sábado, março 13, 2010

Novela em Destaque: O sucesso de "Celebridade"!

http://www.fabioassuncao.kit.net/Trabalhos/celebridade_0002.jpg

Celebridade foi uma telenovela brasileira, produzida pela Rede Globo e escrita por Gilberto Braga, com co-autoria de Leonor Bassères e Ricardo Linhares e colaboração de Sérgio Marques, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento, Denise Bandeira e Ângela Chaves. Teve direção geral de Dennis Carvalho. Exibida originalmente de 13 de outubro de 2003 a 26 de junho de 2004, a trama totalizou 221 capítulos (foi exibida posteriormente na Globo Internacional com 180 capítulos).
Contou com Malu Mader, Marcos Palmeira, Cláudia Abreu, Fábio Assunção, Marcio Garcia, Deborah Secco, Juliana Paes, Marcelo Faria, Hugo Carvana e Deborah Evelyn nos papeis principais.

Sinopse
A trama tem como eixo central a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz, dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e invejosa Laura Prudente da Costa, que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa.
Na verdade, Laura é uma arrivista, que não quer apenas tomar tudo da outra, mas transformar-se em uma nova Maria Clara.Na trama, a razão do ódio de Laura pela patroa é que ela é filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável. Maria Clara, porém, sempre acreditou que a música Musa de verão fora composta por seu ex-noivo Wagner em sua homenagem. Para realizar o plano de destruir a rival, Laura conta com a ajuda de Marcos, seu amante e cúmplice. Eles começam a trabalhar, respectivamente, como assistente e motorista de Maria Clara, e aos poucos vão se infiltrando na vida da "celebridade". A dupla de vilões Laura e Marcos - a "Cachorra" e o "Michê", como eles se chamavam mutuamente- aprontaram muito.
Laura se alia também a Ubaldo Quintela, seu padrasto e verdadeiro autor da música que fez tanto sucesso. Em liberdade condicional, depois de passar 15 anos preso pelo assassinato de Wagner – por ele ter roubado a autoria de sua canção -, Ubaldo agora quer se vingar da rica produtora e de seu patrocinador, o todo-poderoso empresário Lineu Vasconcelos, amigo nos tempos de juventude e atualmente dono de um império de comunicação.
O Grupo Vasconcelos, presidido por Lineu, controla publicações como a revista de celebridades Fama, e banca os eventos musicais produzidos por Maria Clara no Espaço Fama. Ubaldo sabe que Lineu foi o responsável por sua prisão, e acredita que ele e Maria Clara enriqueceram às suas custas. A autoria da canção Musa de verão foi roubada por Wagner, noivo de Maria Clara, com a cumplicidade do irmão dele, Ernesto, e Lineu tirou proveito da tramóia. A música havia sido composta por Ubaldo para Marília, mãe de Laura.

Mudanças de enredo
O ator Henri Castelli, que protagonizou a fase 2002 de Malhação, e que, deveria permanecer na fase 2003, teve de sair para entrar em Celebridade, que viria a estrear alguns meses depois, do início da fase 2003. Mas o projeto da novela acabou sendo protelado. Antes de ser escalado para viver Hugo, um novo envolvimento de Maria Clara (Malu Mader), Henri tinha sido escalado para o papel de Paulo César, o que acabou depois ficando para Paulo Vilhena.
O Ministério da Justiça considerou a novela inadequada para menores de 14 anos por conter cenas de "violência, insinuação de sexo e nudez". Para manter a história no ar, a Globo exibiu a trama sempre depois das 21 horas. Isso tudo apesar de Gilberto Braga ter atenuado o uso de palavrões e das cenas de nudez, como o topless das atrizes Deborah Secco e Juliana Paes, na primeira semana da novela.

Erros
O prefeito de Bonito, Geraldo Alves Marques, confirmou a ida de Maria Clara Diniz, ou melhor, de Malu Mader, à cidade, a 247 quilômetros de Campo Grande. A ida da equipe da Globo à Bonito, tentou corrigir uma "gafe" exibida no capítulo 78, no ar em 10 de janeiro de 2004, um sábado, durante a novela. No capítulo, a personagem Maria Clara, errou a localização da cidade, ao falar que tinha vontade de viajar para a cidade, afirmando que ela se localiza em Mato Grosso. O fato fez a Fundação Estadual de Turismo, enviar ofício à Rede Globo, pedindo a correção do erro. O erro foi corrigido em um capítulo, duas semanas depois, onde respondeu que a viagem do personagem Hugo (Henri Castelli), estava planejando a Bonito, estava para acontecer. "Ah, Bonito, no Mato Grosso do Sul," comentou Maria Clara.

Abertura
O tema de abertura de Celebridade, Love´s Theme, já havia sido tema de abertura de uma novela 30 anos antes: As Divinas… e Maravilhosas, da TV Tupi, exibida em 1973.


Audiência
Celebridade estreou com 50 pontos de média, superando assim Mulheres Apaixonadas, sua novela antecessora, que na ocasião havia estreado com 45 pontos.
Em seu último capítulo, Celebridade registrou a maior média de audiência de um capítulo final de novela desde Renascer, em 1993, 63 pontos. Desde Renascer, a maior média de um capítulo final tinha sido de 62 pontos, registrada pelas novelas A Próxima Vítima (1995), A Indomada (1997), e O Clone (2001). O sucesso se dava pelo fato de justamente no último cápítulo ser revelado o assassino de Lineu (Hugo Carvana), e, num desfecho , a vilã Laura (Cláudia Abreu) ter sido a culpada. Futuramente, América, em 2005, bateria essa marca. Seu último capítulo cravou 66 pontos, graças a promessa de um beijo homossexual, que não foi ao ar.
A novela teve média geral de 46 pontos.

Nenhum comentário: