Aguinaldo Silva não está contente com a adaptação cinematográfica que pretendem fazer de sua novela Roque Santeiro, escrita em 1985, em parceria com Dias Gomes. O autor chegou até a participar do projeto que levaria a história para o cinema, mas abandonou o trabalho por não concordar com os outros responsáveis.
“Saí porque vi que o filme não era baseado na minha novela. Achei que era muito competitivo e queriam transformar o Roque Santeiro em um thriller, em uma história policial. Depois de mim, muita gente saiu”, conta a O Fuxico. 

A desistência de Aguinaldo é anterior à saída do diretor Daniel Filho, que teria se desentendido com o produtor do filme, Hank Levine.
“Eu já tinha saído muito antes deles, não sei o que aconteceu. Mas parece que o projeto foi arquivado, e, sinceramente, prefiro que fique assim”, revela.
O autor explica que desacredita no sucesso da adaptação de sua trama para as telonas. “Sem falsa modéstia, Roque Santeiro foi um mito na televisão brasileira e eu fiz parte deste mito. Dificilmente um filme fará o mesmo sucesso que a novela fez. Não quero que façam nem do meu jeito, que tinha pensado, nem de jeito nenhum”, afirma.