A História do U2

O U2 é uma banda Irlandesa formada em 1976. A banda só lançou seu primeiro disco em 1980 (Boy) e desde sua formação conta com os mesmos integrantes: Bono (Paul David Hewson) nos vocais; The Edge (David Howell Evans) na guitarra; Adam Clayton no baixo e Larry Mullen Junior na bateria.
Larry foi o responsável pela formação, pois foi ele quem colou um anuncio no colégio na cidade onde eles moravam (e moram até hoje em Dublin, Irlanda), para ver se alguem se interessaria em tocar numa banda de rock. Apareceram Adam, Bono, Edge e seu irmão Dick e assim formaram o Feedback. No ano seguinte trocam de nome para The Hype e Dick saiu.



Em 1978, alguem de fora da banda, sugeriu que trocassem o nome The Hype para U2, que seria um avião de espionagem ou “you too”, em inglês, (“você também” no português). Pronto estava decidido: U2. Em 1979, a banda lançou seu primeiro EP, chamado U2 3, contendo três músicas: Stories For Boys, Out Of Control e Boy/Girl. Em Outubro de 1980 o U2 lança seu primeiro álbum: Boy.
No ano seguinte lançam October, um disco que, erradamente, chegou a ser taxado de um disco gospel. Em 1983 a banda chega ao seu terceiro disco mostrando que seria uma banda diferenciada: War. No mesmo ano lançam Under a Blood Red Sky, ao vivo, contendo apenas 8 faixas.



Em 1984 a banda passa por sua primeira mudança e lança o The Unforgettable Fire, e nele mostra a tendência para os próximos anos: a música norte americana. Em 1987 lançam o The Joshua Tree, que levou a banda ao topo do mundo, o U2 era a maior banda do planeta. No ano seguinte lançam o duplo Rattle and Hum, uma mistura de disco ao vivo com músicas de estúdio.
A década vira e o U2 muda junto, pela segunda vez a banda dá uma guinada em seu som, mas desta vez a mudança foi profunda. No disco Achtung Baby, de 1991, não se ouvia quase nada que lembrasse o U2 dos anos 80. Em 1993 a banda lança o Zooropa em meio a sua turnê mundial. Após uma parada, lançam o Pop, um álbum com uma certa influência da música eletrônica, que muitos torcem o nariz até hoje, mas não deixa de ser um bom álbum. Em 1998 o U2 lança sua primeira coletâna: The Best of 1980-1990.



O século vira e o U2 chega ao século 21 novamente mudando o seu som. Nada de experimentalismos da década de 90 e o som cru aparece no All That You Can’t Leave Behind de 2000. Em 2002 a segunda coletânea é lançada: The Best Of 1990-2000. Em 2004 o último álbum de estúdio chega fazendo muito sucesso e mostra que a banda continua com seu rock sem experimentalismo com o How to Dismantle an Atomic Bomb. Em 2006 lançam sua terceira coletânea: U218 Singles.
Ao todo o U2 já lançou 15 álbuns (11 de estúdio, 3 coletâneas e 1 ao vivo) e vendeu algo em torno de 180 milhões de discos pelo mundo.



Não tenha dúvidas, você está diante da banda preferida do mundo. A mais importante da década de 80, uma das mais importantes da década de 90, a mais importante dessa década e, no mínimo, uma das Top 5 de todos os tempos.

Discografia


Turnes


Integrantes




ADAM CLAYTON
NOME: Adam Clayton
NASCIMENTO: 13 de março de 1960, em Oxford, Inglaterra
SIGNO: Peixes
ESTADO CIVIL: Solteiro
INSTRUMENTOS: Baixo
Quando Adam Clayton conheceu Larry Mullen, em 1976, era tido como o sujeito mais esquisito do colégio em que estudavam. Os tempos eram punks, mas Adam estava mais para hippie. Anos antes tinha ido para a casa de um amigo no Afeganistão, de onde trouxe um monte de roupas ripongas.
Sujeito tranquilo, Adam nasceu em Oxforde no dia 13 de março de 1960 e, apesar da fala mansa, é certamente o mais didão do U2. Filho de pai piloto e mão aeromoça da Air Lingus (principal companhia aérea irlandesa), quando adolescente, foi expulso da escola. Não por atrito com os professores: sempre que repreendido, Adam abaixava a cabeça, soltava um “Yes, sir” e mandava uma desculpa esfarrapada na maior cara de pau.
Mais tarde, já no U2, Adam se envolveu com drogas, chegou a ser preso em Dublin por porte de maconha, em 1989, e teve sérios problemas com alcoolismo. Hoje recuperado, vive “limpo” desde 1993.



BONO
NOME: Paul David Hewson
NASCIMENTO: 10 de maio de 1960, em Dublin, Irlanda
SIGNO: Touro
ESTADO CIVIL: Casado e tem 4 filhos – Jordan, Eve, Elijah e John.
INSTRUMENTO: Vocais e guitarra
Paul Hewson nasceu em 10 de Maio de 1960, coincidentemente 4 dias depois de um U2 (avião espião americano) ser abatido pelos soviéticos, instalando uma mais uma crise nos tempos da guerra fria. Segundo filho de Robert (um funcionário irlandes) Iris Hewson, Paul sempre foi um sujeito inquieto, quando bebê chorava o dia todo. Mais tarde se transformou numa peste de criança.
Já adolescente, ele se identificava com o movimento punk e gostava de andar pelos corredores com grampos espetados pelo corpo e sangue de mentira vazando pelas falsas feridas causada pelo adereço. Desde essa época, já namorava sua atual (e única) esposa, Ali, com quem se casou em 1982. Adam Clayton foi o padrinho e o casal teve uma Lua-de-Mel tradicional, num resort para recém-casados na Jamaica.



THE EDGE
NOME: Dave Howel Evans
NASCIMENTO: 8 de agosto de 1961, em Barking, Londres, Inglaterra
SIGNO: Leão
ESTADO CIVIL: Casado
INSTRUMENTOS: Guitarra, piano e voz
Dave Howel Evans mais conhecido como The Edge e é inglês. Nasceu a leste de Londres no dia 8 de agosto de 1961 e seus pais, Garvin e Gwenda, mudaram-se para Dublin com a família um ano depois. The Edge é o cara mais calado do U2. Gosta de observar e dá palpites curtos e certeiros. Sempre foi assim. Muito tímido, retraído até, achou na música sua melhor expressão. Aprendeu um pouco de violão espanhol e chegou a ter aulas de piano. Junto com seu irmão Dick, caiu no rock’n’ roll tocando algumas músicas dos Beattles.
Dessa formação veio um estilo todo especial. “Edge tem uma espécie de memória muscular”, diz Bono. Bono disse em 2008, que Edge é o verdadeiro gênio do U2. Ele também é responsável por inovações técnicas de produção que colaboraram muito para dar personalidade à banda. Atualmente, bem mais solto do que quando criança, está casado com Morleigh Steinberg, a bailarina de dança do ventre da turnê Zoo TV



LARRY MULLEN JR.
NOME: Laurence Joseph Mullen Jr.
NASCIMENTO: 31 de outubro de 1961, em Dublin na Irlanda
SIGNO: Escorpião
ESTADO CIVIL: Mora com Ann Achenson e tem três filhos com ela: Aaron Elvis, Ava Elizabeth e Ezra.
INSTRUMENTO: Bateria e percursão
Durante sua adolescência no colégio de Mount Temple, Larry Mullen Jr. era muito bonito. Segundo o colega Paul Hewson (que mais tarde viraria Bono), os belos traços do garoto causavam furor na escola (até mesmo entre as professoras). Nessa época o cassula do U2 (nascido no dia 31 de outubro de 1961) estava duas séries abaixo de Bono e não gostava de fazer esportes.
Seu negócio já era bateria, que começou a tocar aos nove anos de idade, filho de Larry e Maureen Mullen desde cedo fazia parte da banda dos Correios e chegaou a viajar pela Irlanda por causa da música. Tocavam em paradas, comemorações e festas populares.
Adora futebol, é amigo de vários jogadores de times Irlandeses e chegou a compor o tema da seleção de seu país para a campanha da copa da Itália em 1990.

Caique Perin

Espero que Gostem

Obrigado