sábado, maio 08, 2010

As 10 estações de metrô mais impressionantes do mundo

1. Estocolmo Tunnelbana (Suécia)
Essa estação tem a aparência de uma caverna e algumas pinturas rupestres.
2. U-Bahn Munich (Alemanha)
Em Munique, o sistema de metrô foi inaugurado em 1972, possuindo um dos designs mais interessantes e algumas obras de arte.
3. Bund Sightseeing Tunnel Shanghai (China)
Um dos mais surreais e divertidos transportes públicos. Uma viagem psicodélica numa cápsula de vidro ao longo do túnel.
4. Estação de Moscou Komsomolskaya (Rússia)
Inaugurada em 30 de janeiro de 1952, é a mais famosa e um ícone em Moscou, tendo como tema a história patriótica e futuro inspirador da nação.
5. Bockenheimer Frankfurt estação Warte
O metrô com uma entrada um tanto estranha, inspirada na arte 3D, está localizado em Frankfurt.
6. Metro Bilbao (País Basco – Espanha)
Bilbao, uma pequena cidade do país Basco, tem orgulho de seu sistema de metrô, não só devido à sua rapidez e eficiência, mas também devido ao seu design. Apelidado de “el Fosterito”, as entradas são redondos tubos de vidro que emergem ao nível da rua.
7. Cidade de Nova York na estação Hall (E.U.)
Nova York já teve imaginação para construir estações bonitas e práticas. A estação de City Hall continua a ser a estação de metrô mais importante em Nova York e não tem sido usada desde 1945.
8. Estação de O’Hare em Chicago (E.U.)
Construída em 1984, tem paredes laterais curvas com blocos de vidro iluminados com diferentes cores que, além de iluminar as plataformas absorvem o som na estação. As paredes ao longo da escada são de metal cinza, que imita a fuselagem de um avião.
9. Estações de Metrô de Dubai (UAE)
As estações foram modeladas em forma de concha, inspirado no mergulho e pesca-pérola do patrimônio dos EAU, enquanto que o design interior representa os quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. Algumas estações incluem ingredientes tradicionais na arquitetura de edifícios antigos árabes, como torres eólicas, sacadas, corredores ou arcos internos.
10. Pyongyang Metro (Coreia do Norte)
Supostamente instalações secretas subterrâneas militares, a estação é uma parte importante na infra-estrutura dos transportes da capital Coreia do Norte. Há evidências de que ele inclui somente linhas de governo, embora a extensão dessas, se existir, é desconhecida.
Mesmo tendo uma das arquiteturas mais atraentes do mundo, pouco se sabe sobre o metrô fora do país.

Nenhum comentário: