segunda-feira, maio 17, 2010

Copa faz Globo cancelar 102 programas

Por causa da Copa do Mundo de 2010, a Globo vai cancelar pelo menos 102 programas entre os dias 10 de junho e 10 de julho. Nesse período, a emissora vai transmitir ao vivo 56 dos 64 jogos do Mundial de seleções da Fifa.

A Copa da África do Sul terá jogos em três horários: 8h30 (somente no início da primeira fase), 11h (na primeira fase, nas oitavas e nas quartas) e 15h30 (em todas as fases, porém todos os jogos das semifinais, da disputa do terceiro lugar e a final serão nesse horário).
Dezesseis dos 64 jogos ocorrerão no mesmo horário. Por isso, a Globo terá de optar por transmitir oito ao vivo. Como a Band também exibirá a Copa, quando houver dois jogos simultâneos as duas redes poderão veicular jogos diferentes. Na Band, as partidas que não forem ao ar ao vivo terão exibição em horários alternativos.

A Globo também exibirá videotapes dos jogos durante as madrugadas. Por isso, a emissora prevê o cancelamento de 20 edições da sessão de filmes Corujão.
Também deixarão de ir ao ar 6 edições do Mais Você, 8 do TV Globinho, 18 do Globo Esporte, 17 da Sessão da Tarde, 4 do TV Xuxa, 2 do Estrelas, 1 do Caldeirão do Huck, 1 de Malhação e 2 do Globo Rural dominical.
Nos dias de jogos do Brasil, a Globo produzirá uma mesa-redonda, por volta das 23h. Por isso, está previsto, por exemplo, o cancelamento do Profissão Repórter de 15 de junho, quando a seleção nacional estreia.

Multiprogramação
Globo e Band, em tese, poderiam transmitir todos os jogos, inclusive os simultâneos. Para isso, bastaria abrir um segundo sinal nas praças em que já têm tecnologia digital. Porém, no ano passado, o Ministério das Comunicações proibiu essa prática, chamada de multiprogramação. As duas redes, então, exibirão 56 dos 64 jogos em alta definição em seus canais digitais.

Nenhum comentário: