segunda-feira, maio 03, 2010

Eliana deve repensar sobre seu Programa:

É natural que em alguns anos determinados formatos se tornem ultrapassados e percam uma quantidade substancial de público, como acontece historicamente, o que leva a diversos programas serem retirados do ar. Mas não é natural e muito menos usual que um programa perca grande audiência em poucos meses, saindo do primeiro lugar na preferência do telespectador para amargar a quarta posição, principalmente quando não há concorrência acirrada.

Como não é algo natural, toda a equipe de Eliana deve se reunir e começar a se perguntar e demonstrar preocupação com o a fuga de seu público em tão pouco espaço de tempo, já que a menos de um ano, a loira estreou no SBT e obteve durante alguns meses audiência surpreendente. Seu programa já liderou em todos os momentos diversos do domingos enquanto esteve no ar. Foi líder contra a antiga 1ª parte do Domingão do Faustão, contra a 2ª parte e até contra o futebol, fato raríssimo de se conseguir.
Com audiência tão significativa, o que aconteceu para Eliana aparecer em dois domingos num vergonhoso 4º lugar, perdendo inclusive a Band, mesmo ela ficando no ar por duas horas sem disputar com o futebol? Essa resposta é muito complexa e somente a própria direção do programa conseguiria responder através de maior proximidade com o público. É inegável que Eliana é um dos melhores programas dominicais, mas sem nenhum apelo popular não chama a atenção do telespectador que acaba migrando para outras emissoras. A apresentadora e sua equipe precisam entender que elas não estão numa TV pública que não busca audiência prezando apenas pela qualidade, o SBT é comercial e os programas precisam aliar qualidade com audiência, senão a situação complica.

O que mais chama a atenção da mídia é a falta de preocupação demonstrada por toda a equipe, incluindo a direção e a própria apresentadora, que parecem conformadas com o atual estágio do programa. Mesmo oferecendo um produto de qualidade, Eliana não foi contratada para obter uma audiência que beira o ridículo e, mesmo com tantos anunciantes, é certo que se algo não for feito para mudar este panorama, a crise chegará e mudanças ocorrerão em seu programa, porque do jeito que está, não pode ficar.

Nenhum comentário: