terça-feira, maio 18, 2010

Humor do bom revisitado

Enquanto o “Casseta & Planeta” investe num humor de personagens, Marcelo Madureira está retomando, sozinho, uma antiga vocação do grupo hoje deixada de lado, o “jornalismo-mentira e o humorismo-verdade”. No quadro do “Fantástico” “Pacato Cidadão”, Marcelo viajará para países remotos e brincará com os estereótipos que se criam desse lugares graças (em parte) à distância. Na estreia, anteontem, na Coréia do Norte, ele divertiu com uma atração cheia de referências, um humor para gente grande.

Acompanhado de um só câmera numa produção bem simples, ele visitou alguns locais-chave do país mais conhecido por sua belicosidade. Primeiro, foi até a fronteira com a Coréia do Sul “tentar fazer a paz”. Com as mãos em concha, gritava: “Vocês são irmãos, têm que dar as mãos!”. O repertório de deboches foi longe. E a reportagem também. Marcelo passeou pela capital, Pyongyang, de dia e de noite. Contou um pouco da História do país, usou imagens de arquivo mas sempre como uma pegada meio cínica.

Um dos pontos altos foi o retrato da “noite animada de Pyongyang”. Depois de se “esbaldar” num boliche semideserto, Marcelo apareceu sozinho numa pista de dança melancólica. Foi engraçado. Só não superou a análise que ele fez de um grupo de crianças brincando na rua: segundo ele, era uma espécie de “disfarce do Eixo do Mal”. Marcelo revisitou uma linha de humor bem-feito e inteligente, que dispensa adereços. E mais: provou que ela continua viva e disposta.

Nenhum comentário: