sexta-feira, abril 23, 2010

A RedeTV tem público?

Com o feriado da última quarta-feira, aproveitei e passei praticamente o dia todo sem sair de casa. Queria descansar e colocar algumas coisas em ordem, e com isso tive a oportunidade de ver bastante TV. Mesmo preferindo mil vezes a TV a Cabo à TV aberta, em alguns momentos zapeei pelos canais abertos do Brasil e acabei me fazendo esta pergunta do título.
É impressionante a quantidade de programas que a Rede TV! tem e que muitas pessoas desconhecem simplesmente porque não sintonizam a emissora nunca ou quase nunca. Exceção feita a um ou outro programa, ninguém assiste ao canal todos os dias, o que significa que a Rede TV! é uma emissora sem público fiel, o que mostra como ela entrou em declínio após aparecer muito bem no Mercado logo quando foi criada e fez muito sucesso, principalmente entre os jovens.

Mas se a emissora não tem público cativo como ela consegue alguma audiência? Claramente é através do que chamamos de “zapear”, ou seja, quando não há algo de interessante em outras emissoras e o telespectador começa a trocar de canal em busca de opções. Normalmente a audiência fica na Rede TV! quando algum de seus programas está explorando alguma polêmica, tragédia ou assunto que já foi abordado e os apresentadores aproveitam para falar disso até que não haja mais nada para ser dito, ou seja, até deixar o telespectador exausto tamanha a repetição.
Um canal com tamanho potencial que realmente tinha tudo para engrenar se perdeu com o tempo e não há atualmente um único programa que se salve para que o público possa dizer: “Este eu assisto diariamente porque vale a pena”. Nada ali vale a pena todos os dias, a única coisa que se pode fazer é assistir um programa aqui, outro ali em algumas oportunidades e principalmente quando estamos procurando aquele tipo de entretenimento que não exige nada de nossa mente, apenas que fiquemos ali, sentados diante da TV, passivos, rindo sem fazer esforço algum – e normalmente da tragédia alheia, como praticamente todos gostam.

A direção da emissora prometeu mudanças para 2010 e foi ousada, disse que brigaria com a BAND pelo 4º lugar de audiência. Algumas estréias já começaram, outras ainda virão, mas até agora nada chamou a atenção ao ponto de prender o telespectador. Aliás, muita coisa ali espanta o grande público. É uma pena.

Nenhum comentário: