sexta-feira, maio 14, 2010

Giro de Noticias

“Viver a Vida” chega ao final com gostinho de “já vai tarde!”


É inegável que desta vez Manoel Carlos não acertou na sua tradicional receita. “Viver a Vida” termina hoje e nem de longe lembra trabalhos consagrados do autor, que vinha do grande sucesso “Maysa”. Muito pior que isso: a novela entra para a história como a pior audiência da década no principal horário da Globo (vide quadro acima).

Enquanto a maioria dos autores se esmera para trazer novidades a cada trabalho, Maneco insiste na mesmice: o Leblon, a classe alta abastada e fútil, os empregados de um mundo de fantasia e por aí vai. Além das Helenas, Morettis, Carlos e Martas, presentes em quase todos os seus trabalhos, a rotina se repete nas tramas: o garanhão sessentão “pegador”, a ninfeta rebelde, a ricaça fútil, a criança precoce e chata (que é um péssimo exemplo dos nossos filhos), o alcoólatra bonzinho, o jardineiro devotado... Enfim, seus personagens apenas trocam de atores e situações.

Taís Araújo pagou caro para ser a primeira Helena, jovem e negra. Muitos a culpam pelo fracasso da trama, mas que fique claro, Taís é uma excelente atriz e já provou isso em diversas oportunidades. O que faltou mesmo foi uma personagem consistente, que tivesse uma história para contar. Não foi à toa que Luciana roubou a cena. Sua personagem é muito mais densa e cheia de conflitos do que a protagonista.

Dentre os méritos da novela, pode-se citar o merchandising social em favor dos deficientes. Louvável a atitude do autor. O desempenho de Alinne Moraes, que cada vez mais se firma como uma das grandes atrizes de sua geração. O desempenho do “novato” Mateus Solano que fez muito bem os gêmeos, embora sua atuação não seja unanimidade entre os críticos. E a idéia de se colocar uma criança “vilã” também foi interessante, embora barrada pela justiça. No mais uma ou outra cena de humor.

Mas, se por um lado Maneco é ímpar em transportar as mais íntimas emoções humanas do coração para a boca dos personagens, por outro cria situações tão inverossímeis que fariam Wall Disney parecer realidade. No desenrolar de suas tramas os personagens são jogados de um lado para outro sem que haja qualquer lógica. Como no caso de Jorge, que começou mocinho, virou vilão e depois voltou a ser mocinho. Ao longo da trama namorou três moças, sem firmar com nenhuma delas, e no final da história foi jogado nos braços da quarta mulher, interpretada por uma atriz de mais renome que as três anteriores. Esta também, outra que passou a novela inteira servindo de escada para os diálogos das colegas do hospital.

Outra reclamação recorrente nas tramas de Maneco, que se superou em “Viver a Vida”, foi o marasmo, a lentidão na narrativa. O telespectador poderia passar vinte dias sem assistir a novela que quando voltasse teria a sensação de que não perdeu nenhum capítulo. Tudo continuava absolutamente na mesma. Só para se ter uma idéia, a noite de reveillon na novela durou quase seis capítulos, ou seja, uma semana...

Pesquisas já comprovaram que o público hoje quer ver uma história ágil, com várias tramas paralelas, nas quais se identifique com o dia a dia corrido em que se vive hoje. E Maneco continua lá... Na contramão...

Não teve jeito... Deu no que deu... A novela conquista o pior ibope da década.

É por isso que se pode dizer com certeza: “Viver a Vida” termina com gostinho de “já vai tarde!”

E que venha “Passione”!


Manoel Carlos faz um balanço de 'Viver a vida'


Viver a vida chega ao fim nesta sexta-feira sem grandes surpresas e com audiência abaixo da expectativa. Desde o início, a novela de Manoel Carlos foi muito criticada pela lentidão da história e patinou nos índices, com médias em torno dos 35/36 pontos. Nesta reta final, quando os números costumam aumentar, a trama marcou 39 pontos de média na segunda-feira, 42 na terça-feira e 44 (recorde da novela) na quarta-feira. Como o mote da trama é superação, o autor vai distribuir uma coleção de finais felizes para a maioria dos personagens no último capítulo. Apesar das críticas, Manoel Carlos faz um balanço positivo do trabalho:

– Gosto muito da novela. Talvez ela seja, entre todas que escrevi, a que mais me agrade, pelo realce que dá à solidariedade e à compreensão dos problemas comuns a todos nós – aponta o autor. – Nisso está seu maior acerto. Viver a vida me proporcionou alguns momentos de prazer e alegria, que poucas novelas que escrevi anteriormente me proporcionaram.



O autor admite que não conseguiu desenvolver como gostaria todos os temas previstos na sinopse, mas considera normais as mudanças que precisou fazer:

- Muitas coisas são definidas no decorrer da trama, e nem poderia ser diferente. Por isso dizemos que a novela é uma obra aberta. A sinopse é apenas o ponto de partida. Claro que é importante, pois é ela que vai despertar, ou não, o interesse do telespectador nesse primeiro momento. Mas está sempre sujeita a mudanças.

A lentidão da trama foi motivo de críticas e queixas até de telespectadores. Apesar de afirmar que todas as suas novelas têm esse ritmo, Manoel Carlos reconhece que Viver a vida talvez tenha sido um pouco mais lenta do que as anteriores.

– Acho que não podia ser diferente por conta da recuperação física e, principalmente, psicológica de Luciana (Alinne Moraes) – comenta Manoel Carlos. – Eu cheguei a pensar numa novela que contasse o dia a dia da vida daquela gente.



O desfecho do casal Luciana e Miguel (Mateus Solano), que passou a lua de mel em Paris, já era o esperado. O autor confirma que ela vai conseguir engravidar e terá gêmeos (“Só não defini ainda o sexo dos bebês”). Luciana também deverá retomar a carreira de modelo como cadeirante. Apesar das pressões, Manoel Carlos não deve atender aos pedidos de paraplégicos que querem ver a personagem recuperando os movimentos.

– Se ela voltará a andar ou não, o que posso garantir é que nossa personagem nunca deixará de ter esperanças – garante.

Helena (Taís Araújo) e Bruno (Thiago Lacerda) também terão final feliz. Ela voltará às passarelas. Já os casais Jorge (Mateus Solano) e Ariane (Christine Fernandes) e Ellen (Daniele Suzuki) e Ricardo (Max Fercondini) vão se casar numa cerimônia na vila onde as noivas moram.



Separados no início da trama, Tereza (Lilia Cabral) e Marcos (José Mayer) vão se reconciliar e terminarão juntos. Já Renata (Bárbara Paz), que ficará com Felipe (Rodrigo Hilbert), vai se tratar do alcoolismo, mas não está recuperada.

– Recaídas são comuns em casos como o dela. Por isso, é difícil falar em recuperação definitiva – assinala o autor.

O último capítulo revelará o mistério sobre a paternidade do bebê de Dora (Giovanna Antonelli). O pai é Marcos ou Maradona (Mário José Paz)? Manoel Carlos guarda segredo, mas tudo indica que Dora vai ficar mesmo com o simpático argentino.

Fonte: JB On Line


Daniel se casa em Jundiaí


O casamento do cantor Daniel com a dançarina Aline mobilizou o mundo sertanejo na noite de quarta. A cerimônia e a festa aconteceram no Espaço Monte Castelo, em Jundiaí. O casório foi realizado por um padre que é primo do cantor. Entre os convidados, estavam as duplas Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Zé Henrique & Gabriela, as irmãs Galvão, a mulher de Zezé Di Camargo, Zilu. Zezé e Luciano não foram porque tinham um show marcado. A filha dos noivos, Lara, de seis meses, entrou carregada pelos primos, com as alianças dos pais. A cerimônia durou uma cerca de hora, e depois todos caíram no bailão. Daniel não deixou de trabalhar nem em sua festa. O cantor subiu ao palco e animou a festança, que rolou até as 5h.

Fonte: Agora São Paulo


"Ribeirão do Tempo" terá igreja católica que não será usada


“Ribeirão do Tempo” estreia na próxima terça-feira (18) na Record e contará com uma cidade cenográfica construída na região de Guaratiba, no Rio de Janeiro. A novidade é que a pequena cidade contará com uma igreja católica.

Apesar da presença da igreja, não haverá cenas religiosas na história, nem personagens interpretando padres ou frequentadores do local. Em entrevista ao jornal Extra, o autor Marcílio Moraes revelou que a decisão de não abordar nenhuma religião na história partiu dele e não da emissora, pertencente à Igreja Universal. “Quis evitar falar do tema religião”, conta.

A cidade cenográfica de “Ribeirão” é a segunda construída pela emissora. A primeira, a de “Bela, a Feia”, que retrata as ruas do tradicional bairro da Gamboa, no Rio, foi erguida no Parque Terra Encantada, na Barra da Tijuca. A cidade de “Ribeirão” custou aproximadamente R$ 300 milhões aos cofres da emissora.

Fonte: Na Telinha


Silvio Santos acredita no regresso de Gugu ao SBT


Quase um ano após perder Gugu Liberato para a Record, Silvio Santos teria confessado à pessoas próximas de seu ciclo de amizades que acredita no retorno do apresentador ao SBT.

De acordo com a coluna Controle Remoto, do jornal O Globo, o dono do Baú ainda teria dito que guarda muito carinho pelo ex-funcionário e que prevê seu regresso assim como ocorreu com Eliana, que trocou a Record pelo SBT há doze anos e que há quase um ano voltou à emissora de Silvio.

 Gugu Liberato assinou com a Record pelos próximos oito anos. O animador vem sofrendo com os baixos índices de audiência de seu programa, que constantemente é derrotado pelo "Pânico na TV" e pelo "Programa Silvio Santos".

Fonte: Na Telinha


Adriana Birolli aceita fazer fotos de biquíni


Adriana Birolli, a Isabel de "Viver a Vida", fotografa amanhã para a campanha da grife Sol da Barra. A atriz topou fazer fotos de biquíni. Na reta final, desbancou gente como Nathalia Dill e embolsou um belo cachê. Já na próxima segunda a moça se internará na clínica Volpe. Vai tirar gordurinhas localizadas e manchinhas na pele. Birolli aparecerá de lingerie na peça "Manual Prático da Mulher Desesperada", que estreará em São Paulo no dia 21, e não quer fazer feio.

Por falar em fazer feio, enquanto a atriz conversava com Paloma Bernardi e Lilia Cabral, suas colegas de elenco, em um dos restaurantes do Projac (estúdios da Globo), um funcionário da emissora colocava tudo o que elas estavam fazendo no Twitter. As atrizes não gostaram, claro, e pediram para o rapaz parar.

Fonte: Agora São Paulo


Erros e acertos nas programações das emissoras


É curioso observar como as emissoras adotam critérios diferentes e, às vezes, propositadamente coincidentes na montagem das suas grades de programação.

O SBT foi o primeiro a inventar uma faixa de séries às 21h , onde a Globo sempre aparece imbatível com as suas novelas.

Não demorou muito tempo, Record e Bandeirantes, esta agora por último, vieram a exibir seriados no horário. E lá ficam as três buscando atrair ou dividir o mesmo tipo de público, com amplas possibilidades de todas saírem perdendo.

Caso parecido ao dos sábados, final de tarde, com Globo, Record e Bandeirantes apresentando programas de auditório.

Maior é a oferta do que a procura.

Só que também se nota no meio disso a chamada obra do acaso. Silvio Santos virou e mexeu no SBT, que acabou colocando a “Praça” do Carlos Alberto de Nóbrega em situação bem privilegiada.

O programa, mantido nas noites de quinta-feira, entra um pouco mais tarde e assim deixou de receber a concorrência ingrata de “A Grande Família”. Agora tem melhores possibilidades de se efetivar na vice-liderança.

É o que fica valendo, pelo menos, até a próxima mudança.

Fonte: Flávio Ricco


Marcius Melhem: Carmen Miranda em "Os Caras de Pau"


Marcius Melhem vai aparecer assim, vestido de Carmen Miranda, no episódio "Tecnologia, eu Quero uma Para Viver", de "Os Caras de Pau", que vai ao ar no próximo domingo (16/5), na Globo. Tudo começa quando Pedrão (Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum) decidem visitar uma feira de tecnologias. No local, Pedrão decide testar um aparelho que troca a roupa das pessoas de acordo com a personalidade. Empolgado, ele garante que o investimento será bem-sucedido. Pouco depois, Pedrão aparece vestido de Carmem Miranda, cheio de colares e badulaques, para diversão de Jorginho.

Ainda neste episódio, Pedrão e Jorginho passam maus bocados com as tecnologias de um banco, como leitores óticos, caixa eletrônico e sensores de metal. Em outra esquete, eles voltam no tempo para mostrar, com muito humor, como nossos antepassados se esforçaram para criar aquela que é uma das maiores invenções de todos os tempos: a roda.

Fonte: Na Telinha


Eliane Giardini contracenará com ex-marido em "Tempos Modernos"


Paulo Betti vai entrar na novela “Tempos Modernos” a partir da próxima terça-feira (18/5) para fazer par romântico com sua ex-mulher, Eliane Giardini. O ator será JP, um conhecido de Ditta (Alessandra Maestrini) e Justine (Tuna Dwek), que chega do exterior e logo se encanta por Hélia (Eliane Giardini).

Galanteador, JP não medirá esforços para conquistar a bailarina. Ela, pelo menos num primeiro momento, também vai se encantar por ele.

Fonte: UOL TV


Aguinaldo Silva encerra trabalhos da segunda Master Class


Aguinaldo Silva encerra nesta sexta-feira a segunda edição da Master Class, seu concorrido curso de roteiro para novatos. Em três semanas de trabalho, o autor e seus 15 alunos produziram a sinopse e o primeiro capítulo de uma nova novela, com o título provisório de Leva-e-Traz. Ele diz que ainda vai fazer alguns ajustes nos textos antes de apresentá-los à direção da Globo como uma possível trama das 19h. A história é uma espécie de Tieta ao contrário, ou seja, o protagonista é um homem que volta à sua cidade em busca de justiça. Neste fim de semana, Aguinaldo embarca para Portugal, onde vai supervisionar uma novela da SIC em parceria com a Globo. Deve passar cinco meses em Lisboa, mas virá ao Brasil pelo menos três vezes durante esse período. Até porque o autor já começou a escrever sua próxima novela das nove, Marido de aluguel, cuja sinopse nasceu na primeira Master Class. A terceira edição do curso está prevista para abril de 2011.

Qual sua avaliação sobre a segunda edição da Master Class?
A melhor possível. Eu dei o plot (enredo) inicial, e então, juntos, fizemos uma sinopse com perfil de personagens, a escaleta e o texto final de um primeiro capítulo. Tive diante de mim, como aconteceu na primeira Master Class, 15 roteiristas em potencial. Possíveis falhas de um ou outro devem ser atribuídas apenas à inexperiência, mas todos têm futuro, desde que haja espaço para eles no mercado de trabalho.

O Aguinaldo autor está se realizando como professor?
Minhas aulas são puramente práticas. Não perdemos tempo falando dos gregos, ou de Bertolt Blefe, quer dizer, Brecht. Não posso me considerar um professor no sentido convencional da palavra, pois, ao mesmo tempo que ensino, eu também aprendo.

Pretende aproveitar quatro alunos para colaborarem na nova novela, como foi no curso anterior?
A ideia, como aconteceu na primeira Master Class, é encaminhar, na medida do possível, os que se mostrarem mais capazes. Alguns, de tão bons, mereciam entrar já em Marido de aluguel, mas eu não vou chamá-los, porque isso seria uma traição à primeira turma.

Qual é o título provisório da trama? Como é a história? Será para as 21h?
O título provisório é Leva-e-Traz, por causa do nome da cidadezinha onde se passa a história: Santa Bárbara do Leva-e-Traz. Pensei no plot como uma história para as 19h, mas ela pode perfeitamente chegar às 21h, com algumas adaptações. A história é uma espécie de Tieta ao contrário: em vez de uma mulher, é um homem quem sofreu sérios agravos no passado e volta muitos anos depois para dar uma lição nos que o expulsaram.


Comentando no seu blog sobre a novela argentina ‘Botineiras’, da Telefé, você deixou no ar a possibilidade de escrever a cena do tão esperado beijo gay. Pretende mesmo fazer isso?
Não, pelo contrário, deixei claro que, para mim, beijo gay agora só se for na minha casa.

Em pleno 2010, você acha que o beijo gay ainda choca os telespectadores brasileiros ou tem um quê de hipocrisia nesse veto?
A primeira coisa a fazer é tentar descobrir quem veta. É o telespectador? Acho que não. É a emissora? Muito menos. É o governo? Mas ele não é favor da união estável entre pessoas do mesmo sexo? Então, como pode ser contra manifestações de carinho entre pessoas que podem até casar se quiserem? Sim, acho que tem muito de hipocrisia nesse veto. Mas o que existe mesmo é uma questão política. Em outra emissora que não a Globo, tenho certeza de que o beijo gay não incomodaria.

É verdade que você pretende publicar um livro sobre o making of das Masters? Quando será isso? Que tipo de bastidores serão contados na publicação?
O livro vai relatar o passo a passo da Master Class, mas não será apenas didático, pois nele eu contarei muitas das histórias de bastidores, algumas bastante apimentadas, que costumo contar aos alunos à guisa de ilustração de algumas questões levantadas pelo curso. Seria uma espécie de 98 tiros de audiência, o meu romance, mas sem disfarçar que os fatos ali narrados são reais.

Você não acha que a possibilidade de colaborar com uma novela sua, ao final de uma Master Class, fomenta uma competitividade entre os participantes do curso?
Acho que sim, mas é uma competição bem saudável. Cada um quer dar o melhor de si, e isso é muito positivo. Afinal, a competitividade é uma das molas mais poderosas dentre as que movem as engrenagens do esforço humano.

Você entregou recentemente a sinopse de ‘Marido de aluguel’ à Globo. Quando pretende apresentar a nova novela à emissora?
Quando ela estiver pronta. Finda a Master Class, eu me reservo o direito, e isso já foi comunicado aos alunos, de continuar trabalhando no texto até considerá-lo realmente pronto para embasbacar os executivos que o lerem.

E qual é o título definitivo de ‘Marido de aluguel’? Quando começa a escrevê-la? O elenco já está fechado?
O título definitivo já está registrado. Mas eu não posso divulgá-lo. Já comecei a escrevê-la. O primeiro capítulo está pronto desde que terminou a Master Class 1. Tenho uma reunião com os colaboradores neste sábado para deslanchar de uma vez por todas o trabalho. Não, o elenco não está fechado, mas alguns atores, a pedido meu, já estão reservados (Susana Vieira, Glória Pires, Letícia Spiller, Lília Cabral, Dalton Vigh e Marjorie Estiano).

Você está indo para Portugal supervisionar uma trama que está sendo escrita para a SIC. Qual é o título? Quem é o autor? Como é a história?
Não posso dar maiores detalhes sobre este projeto, que não é meu, é da SIC e da Globo. As duas emissoras negociaram uma parceria, e no pacote ficou prevista a participação de um autor brasileiro como supervisor. A pedido da SIC, a Rede Globo me escolheu.

É verdade que vão outros profissionais da Globo para Portugal participar desse projeto? É um esquema de coprodução?
Não é um esquema de produção, mas, se a novela der certo, pode resultar nisso no futuro. Irão outros profissionais brasileiros, sim, mas ainda não sei de que ramo.

Ao voltar, se dedicará integralmente à ‘Marido de aluguel’ ou realizará algum outro trabalho paralelamente?
Ainda não desisti da ideia de fazer um spin off de Cinquentinha, intitulado Lara com Z. Seria para o próximo ano, e também estou trabalhando nisso.

Fonte: JB On Line


Rápidas


Band prepara “Anjos do Sexo”, sua sitcom
Além dos personagens centrais de Carolyna Aguiar e Orã Figueiredo, o seriado "Anjos do Sexo", de Domingos de Oliveira, contará também com a participação de Marco Marcondes e Dedina Bernardelli, cada um com 15 personagens diferentes. Serão 26 episódios na primeira temporada. Segundo se informa, já foram gravados 12 e editados 4. Expectativa de estreia entre julho e agosto, às 22h, na Band.


Paulo José se afasta do teatro para fazer cirurgia
O ator Paulo José fará uma cirurgia. Por isso, foram canceladas as apresentações da peça "Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar", encenada por ele, no Sesc Santana, de hoje a domingo. As apresentações do outro fim de semana também estão suspensas até segunda ordem.


“Louco Amor” entra em pré-produção em breve
Devem ter início no fim deste mês os trabalhos da versão hispânica de "Louco Amor", de Gilberto Braga, a primeira da parceria Globo -TV Azteca. As gravações começam em junho e a estreia está programada para setembro.


Neymar participa do “Mega Senha”
O jogador Neymar gravou ontem participação no programa "MegaSenha" (RedeTV!). Precisa dizer que ele causou um certo tumulto?


Longe da TV Wagner Moura se dedica à música
Wagner Moura, decididamente, não precisa –mais– da televisão. Está se virando muito bem com teatro, cinema e, quem diria, na música. Durante o trabalho de divulgação do CD “Sua Mãe” -com canções compostas com amigos de Salvador-, Wagner anunciou que a banda homônima, liderada por ele, fará uma turnê de shows pelo país.


Dani Souza ainda está traumatizada com acidente
Dani Souza, ex-Mulher Samambaia, que estava na embarcação que foi atingida por uma onda gigante e resultou na morte de um auxiliar de câmera da Record no Rio de Janeiro, ainda se recupera do trauma. "Não quero falar muito disso, mas está sendo muito difícil. Ainda estou me recuperando. Foi uma fatalidade", disse, com voz embargada, à coluna.  


Ana Paula Padrão está em férias no “Jornal da Record”.
Nesses dois dias, ela será substituída pela Luciana Liviero e, a partir de segunda-feira, por Janine Borba, que ainda se recupera de um pequeno problema na garganta.


Gisele Joras escreve os últimos capítulos de “Bela, a Feia”
Gisele Joras, autora de “Bela, a Feia” está escrevendo os últimos capítulos da novela. Faltam apenas dez e a história fica no ar até 2 de junho. Como se observa, o atraso na entrega dos capítulos só vai terminar aos 45 minutos do segundo tempo. Para a equipe de produção, que sempre necessita de tempo para desenvolver o seu trabalho, não existe nada pior que receber capítulo em cima da hora. Compromete a qualidade.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco


Bom demais...


O Fato de “Viver a Vida” ter chegado ao final. Já não agüentava mais ouvir tanta reclamação. Tomara que agora Maneco ponha em prática seu plano de escrever apenas minisséries e deixe espaço na grade para a nova geração e muitos talentos que estão por aí em busca de oportunidades. Suas minisséries “Presença de Anita” e “Maysa” foram fantásticas. Quem sabe ele não nos brinde com outras boas histórias?


Nem tanto...


O excesso de exposição de alguns atores na telinha. Alguns terminam uma produção já escalados para outras duas ou três. Nada contra ninguém, afinal de contas o talento conta muito. O problema é que uns trabalham demais e outros não são lembrados pra nada. Mas se não tiverem oportunidade, como mostrarão valor?

2 comentários:

Jhonatan Willian disse...

olá, gostariamos de ser parceiros do blog! como fazer, a quem recorrer?? nosso endereço é http://portaldosconectados.blogspot.com

Pedro Henrique disse...

Boa tarde.

Tenho uma proposta de parceria que pode lhe ser vantajoso.

O que você fará?

Colocará um player LEVISSÍMO de nossa rádio em seu site.

O que faremos?

Divulgaremos seu blog durante a programação
Colocaremos banner no site
Link na sidebar

Espero que avalie minha proposta

Obrigado ;)