quinta-feira, maio 06, 2010

“Tribunal na TV” estreia na próxima sexta-feira


Nos últimos meses, Marcelo Rezende tem se dedicado exclusivamente ao Tribunal na TV, projeto que o público conhecerá a partir de 7 de maio (às 22h15) na tela da Band. O principal objetivo do novo programa é mostrar fatos reais e polêmicos, desvendando ao público o que realmente ocorreu em cada caso, sob o aspecto policial e jurídico. A dramatização da história, feita com base nos laudos policiais e nos processos judiciais, e os depoimentos das pessoas que estiveram envolvidas diretamente no caso ajudam o telespectador a entender a história. “Nós temos duas equipes; uma cuida da área jornalística, de investigação dos fatos, e outra que produz a dramatização. Durante a análise do processo ponto a ponto, avaliamos possíveis erros, acertos, o que deixou de ser feito, como foi o julgamento, quantas vezes foi adiado, porque foi adiado, etc”, explica Marcelo Rezende, âncora da atração.

O programa mostra ainda os bastidores dos tribunais, os argumentos dos advogados e a tática dos promotores.”Houve um caso em que o réu pediu o adiamento porque estava cansado, e o juiz deu! O tribunal montado custa dinheiro, sai do nosso bolso. Tem muita coisa que o público não conhece que vamos mostrar. Isso pode levar a uma reflexão. O país precisa refletir se as leis são boas, se a mecânica da justiça é justa, criar aparatos para que os crimes , não só os que envolvem os ricos, mas das pessoas comuns, possam ser esclarecidos dentro de um sistema de cidadania e dignidade”, ressalta.

Com exibição semanal nas noites de sexta-feira, O Tribunal na TV é uma das apostas da nova programação da Band.”Essa atração foi desenvolvida dentro da emissora com base em formatos de programas de tribunal de outros países. Misturamos jornalismo e dramaturgia para rever histórias reais de casos julgados e encerrados, com veredictos consumados”, afirma Hélio Vargas, diretor de programação e artístico da Band. Segundo ele, o jornalista se empolgou com o resultado final do programa: “O Marcelo se envolve diretamente na finalização do roteiro e participa das gravações tanto de estúdio quanto nas externas. Ele aparece em várias situações no tribunal, levando o público para dentro de cada caso”, complementa.

Nenhum comentário: